quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Crianças na França


Hoje não tem quase ninguém aqui na escola. Isso porque quarta-feira as crianças não têm aula,
e a maioria dos estudantes daqui toma conta delas para as suas respectivas familles d'accueil.
Eu também, mas os meus enfants saem às 13h30.
...
Outro dia estava reparando... como as francesas têm filhos!! Juro que nem no Brasil vi tanto carrinho de bebê nos metrôs, nas calçadas... E minha observação foi confirmada quando li num jornalzinho (Metro News - o mesmo que tem em São Paulo - mas em francês, claro!!!) que a França tem o maior índice de natalidade da Europa...
Juro, não consigo engolir isso. Quando levo as crianças ao Parc Monceau - ao lado da escola onde estudam - digamos que 90% de todas estão com as nounous, au pairs...
Os pais trabalham o dia todo e chegam a casa umas 20h30 da noite (sendo que saem 8h da manhã), quando as crianças estão prontas pra dormir... E eu me pergunto: por que elas têm filhos, se quem cria e forma o caráater são as babás?
...
Pensei que talvez seja medo de assumir que não desejam a maternidade... Medo porque a França é um pais machista. Nao sei explicar por que, mas eu sinto no ar.
Ah, na foto estou em casa, na cozinha.

Nenhum comentário: