segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Domingo

Domingo é o dia dos meus passeios culturais. Domingo nao é definitivamente um dia entediante em Paris. Ha tantos museus, que muitas vezes fico horas so pra decidir a qual eu vou.
E ontem fui ao Cemiterio Montparnasse (afinal, um cemitério também é um museu!).
Fui ver os tumulos de Sartre, Simone de Beauvoir (é um so na, na verdade - eles descansam, enfim, debaixo do mesmo teto) e o de Charles Baudelaire.
Engraçado, os cemitérios aqui nao me parecem tao deprimentes... Talvez porque vivam lotados de turistas... E talvez porque o cemiterio seja um lugar calmo, arborizado, tranqüilo, onde todos estao em paz... (ou nao!)
Depois tentei ir ao Musée Montparnasse e a uma exposiçao de fotos de artistas contemporaneos ali perto. Tentei porque ambos estavam fechados...
Sentei num banco, abri meu guia e comecei a folhear desesperadamente pra achar algum lugar bacana pra passar minha tarde. E acabei indo para Invalides, Musée de L'Armée.
Olha, foi o melhor museu que ja estive até hoje. Numa das alas, centenas de armaduras medievais... Muito bizarro, mas definitivamente fascinante! Tirei umas fotos, mas nao deu pra baixar ainda.
Em outra ala, uniformes de soldados de todos os exércitos das duas guerras mundiais (inclusive de nazistas), armas diversas, filmes reais... Chocante. Chocante. Chocante!
Essa é a palavra que resume esse museu.
Uma roupa de um soldado morto, ainda suja de lama, e a foto dele morto no campo de batalha...
Com certeza eu vou de novo a esse museu... ver com mais atençao tudo.
Ah, e logico, o tumulo de Napoleao! Trèeeees bizarre! Depois posto a foto!

Nenhum comentário: