sábado, 26 de abril de 2008

Longe, longe de Paris

é muita, muita coisa pra contar. E infelizmente ainda nao inventaram um meio de registrar nossa emoçoes e visoes no computador, mas vou tentar.
Esta manha, cheguei a Bordeaux, onde passarei a noite, sozinha.
Estou, digamos, impressionada com a França. Paris é linda, sem duvida, mas nao expressa a grandeza e a multiplicidade deste pais. Nao mesmo.
Passei uma semana num chateau numa cidadezinha chamada St. Vivien du Médoc. Como o nome ja prediz, trata-se da regiao que produz os melhores vinhos franceses, o Médoc e o Haut Médoc.
Pegamos a Route du Vin pra chegar a Bordeaux hoje, e nao preciso dizer que durante o trajeto eu me maravilhei com as viniculas e castelos, os pequenos vilarejos, os pequenos portos que levam da Gironde (uma especie de baia) ao mar Atlântico.
Eu provavelmente jamais conheceria este lugar, e muito menos ficaria hospedada num lugar tao esplêndido como o casarao da familia. Isso é o que mais me toca. Como eu vim parar neste lugar...
A propriedade tem mais de 200 anos e 6 quartos, todos com banheiro, salao de jantar e de estar imensos, escritorio, uma cozinha deliciosamente rustica, com uma longa mesa de madeira e panelas de bronze penduradas na parede. Alias, as paredes sao de pedra, grossas. Segundo a Mme. Delorme (mae da mae dos meus pentelhos), o pequeno chateau foi parcialmente destruido durante a guerra. Os alemaes invadiram a regiao, dominaram as propriedades, e ao final da guerra os americanos e ingleses bombardearam parte do casarao, por razoes obvias. Depois disso, os invasores arranjaram outro modo de pisar por aqui: construiram um camping naturista bem perto de onde ficamos.
Bom, eu vi ruinas das fortificaçoes alemas, restos da casa do trabalhadores que moravam na fazenda. Fiquei absolutamente impressionada.
.......
Preparei alguns pratos brasileiros, como moqueca de peixe, feijao preto e bolo de cenoura, e ela simplesmente se deliciou. Depois, foi a vez dela fazer as especialidades francesas pra eu experimentar (e essa foi a parte que eu mais gostei): confit de canard aux pommes, Boeuf Bourghingon, ostras, terrine na baguete. Afff, foi uma semana de luxo, mesmo tendo que olhar as crianças, porque eles estavam adoraveis e calmos, e eu pude aproveitar cada segundo naquela casa e naquele quarto de princesa que eles me ofereceram.
.......
Bordeaux. Estou maravilhada, apaixonada. Aqui as construçoes sao muito antigas mesmo, nao foram destruidas como em Paris, isso quer dizer que ha casas do arco-da-velha, de verdade. Fora que é uma cidade muito mais tranquila que Paris, mais facil de se andar, mais quente (hoje deve estar beirando os 30 graus), e estou hospedada num hotelzinho muito bem localizado, bem no centro da cidade, que é adoravel...

Tô apaixonada pela França. E certamente eu vou voltar pra ca com o meu companheirao.

Fotos, quando eu voltar pra Paris.
Amanha parto pra Barcelona, dia todo no trem.

Nenhum comentário: