segunda-feira, 26 de maio de 2008

Brasileira

Eu nunca repeti "Je suis brésilienne" tantas vezes como nos últimos cinco meses.
E nunca o fato de ser brasileira esteve tão enraizado.
Nunca me senti tão brasileira como eu me sinto aqui. Há alguns meses, se eu abria minha boca pra dizer que eu era brasileira, quando ainda estava em meu país, era apenas pra lamentar os desgostos que ele me provocava (e ainda provoca).

Mas o fato é que repetir uma simples frase à exaustão durante cinco meses causa um certo impacto, alguma alteração química no cérebro.

"Eu sou brasileira", eu venho do país do samba e das mulheres sensuais. Embora nem sempre este estereótipo me agrade, e por vezes até chegue e me irritar, ele existe e, de certa forma, é real.

Eu sou brasileira, e a mulher brasileira está presente no fértil imaginário masculino europeu.


Nenhum comentário: