segunda-feira, 9 de junho de 2008

Francês, ou ele cheira a perfume francês ou a cc. De manhã, geralmente, quando desço do metrô e pego a escadaria para sair da estaçao Victor Hugo, sinto uma deliciosa mistura de essências, perfumes deliciosos.
Par contre, às vezes sentam ao meu lado umas figuras com um cheiro dos infernos, típicos franceses que não tomam banho, mais velhos, geralmente.

Agora, o metrô em si. Um dia eu li num jornal um cineasta contando que umas das coisas de que ele mais gosta em Paris é o cheiro do metrô. Na hora, eu fiquei me perguntando se ele curte coisas bizarras, como urina e outros tipos de dejetos humanos, porque há dias em que o cheiro é realmente insuportável. Ratos são coisas comuns nas canaletas.

Mas depois, alguns meses depois, eu entendi o que ele quis dizer. É um cheiro.... bom.... não consigo descrever um aroma. É diferente de tudo, é o cheiro de Paris, do Velho Mundo, dos metrôs, da fuligem, da multidão. É um cheiro que vai me deixar saudades.

2 comentários:

Debora disse...

Realmente, tem um cheiro bem caracteristico. Uma das marcas de Paris. Mas nao sei se vou sentir tanta saudade qto vc...
Ah, voltei de Amsterdam, ainda estou com meus pais, mas agora podemos combinar algo pra semana q vem, uma das minhas ultimas aqui. Quero até conversar contigo pra entender todo esse processo de sofrimento e adoração pela cidade. Queria ter sentido isso... Beijos, Débora..

Ah, meu portable é 06.37.43.87.58

Rezinha disse...

Sim, vamos tomar sol em algum parque, pra relembrar nosso pais! Ou vamos tomar um café!