sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Queria falar de algumas coisas simples, coisas do meu dia-a-dia, que hoje são normais pra mim, mas que no começo me causaram um certo estranhamento.

Primeiro, onde eu moro. Num daqueles típicos predinhos parisienses, sexto andar, num "studio", como chamam aqui. Neste andar moravam as antigas serventes, digamos assim.
Hoje, imigrantes, estudantes, solteiros e jovens casais sem muita grana ocupam esses pequenos quartos compactos, que comportam por vezes ducha, toalete, pia e, em alguns casos, um fogão, um frigobar...
Acesso? Por uma interminável escada, estreita, toda de madeira. Não, não temos elevador. Ele é restrito aos moradores do cinco andares anteriores. Por isso eu consigo manter a forma :) Aula de step obrigatória, todo dia.
Quando cheguei, e a dona da casa foi me mostrar meu studio, fiquei estupefata. O que era aquela ducha "dentro" do quarto e aquele toilete num minicubículo, "dentro" do quarto também?
Juro que nessa hora eu pus a mão na cabeça e pensei: no que eu estava pensando quando larguei meu trabalho, meu namorado e meu apê pra me aventurar em outro país?
...
Dois meses depois, eu acho meu studio supercool, pois não pago um tostão (quer dizer, moro em troca de cuidar das crianças algumas horas por dia) e tenho ducha e toilete no quarto! Que demais! Pelo que andei escutando, grande parte das pessoas que moram nesses studios divide a "fossa" (sim, isso mesmo) com os outros vizinhos. Então, eu estou no céu!

Depois eu continuo. Estou indo pra St. Michel comer um kebab.

Nenhum comentário: